"O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar."

Willian Jennings Bryan










terça-feira, 15 de março de 2011

RELATO DA ENTREVISTA REALIZADA NOV/2010

Bonjour pessoal!
Ça va bien?
Hoje vou fazer o relato da minha entrevista ocorrida em novembro/2010...eu sei que estou com atraso, mas o que vale é a intenção! ;-)
Me preparei para a entrevista com uma amiga super querida que me ajudou muito...fizemos e refizemos a simulação da entrevista váááááárias vezes...e centramos nas perguntas:
  • Gradução, onde estudei;
  • Trabalho atual - o que faço, quanto tempo estou no trabalho, atividades diárias, etc;
  • Por que a escolha do Québec (isto sempre eles pergutam, então tenha na ponta da língua em francês e inglês, caso vc tenha dito que sabe inglês!);
  • Como está mercado de trabalho na minha área no Quebec, o que eu posso procurar como trabalho;
  • Onde eu estudei francês o por quanto tempo;
  • Quais as dificuldades que possivelmente irei encontrar ao chegar no Quebec.
No dia da entrevista eu cheguei umas 2 horas mais cedo do marcado. Minha super querida amiga foi comigo e foi ótimo tê-la por perto...realmente ficamos super nervosos no dia da entrevista, tendo em vista que esta em jogo nosso futuro, nossos sonhos, planos e tudo mais!
Eu preparei minha pastinha com todos os documentos pedidos, todas as pesquisas feitas separando em:
- Documents;
- Ville;
- Logement;
- Travail;
- Budget;
- Université.
Em todas as seções tinham muitas folhas com cópias das minhas pesquisas que fiz via internet.
A entrevista começou pontualmente no horário marcado.
Foi uma entrevista de praxe, como a maioria dos relatos feitos pela net...a entrevistadora muito simpática. Ela pediu os documentos para confrontar com as copias mandadas pelo dossie! eu disse que estava nervosa e ela disse que sabe que isto é normal por isto sempre começa pedindo os documentos!
Começou as perguntas em francês e foi basicamente o que eu tinha treinado, meu trabalho, porquê o Quebéc, e me perguntou o que eu sabia sobre o Québec e para eu responder em inglês!
A única coisa diferente foi que eu não tinha levado um comprovante de trabalho datado desde 2005, sou funcionaria publica e não tenho carteira assinada e sim hollerites! Dai já pensei comigo que não iria conseguir, foi um sufoco! Até que me lembrei que conseguiria tirar um comprovante via internet e disse isto a ela, perguntando se seria possível utilizar o micro dela para entrar na internet! ela disse que sim, claro, obvio! e assim eu fiz! Graças a Deus deu tudo certo!
Então fica o aviso, leve todos os documentos que comprovem seu tempo de trabalho!
A entrevista nada mais é que uma checagem para ver os originais dos seus documentos, ver o seu nível de frances confrontando com o que você colocou nos formulários, ver se você pesquisou sobre o Quebéc, as dificuldades que irão surgir, etc. e tal!
Eu fiz uma simulação de orçamento que eu passaria 6 meses sem trabalho, e isto ela pediu para ver e gostou do que viu! Assim eu demonstrei para ela que pesquisei preços de aluguel, de comida, de vestuários, etc e tal!
Resumindo, todo o esforço do Ministério de Imigração visa realmente conseguir imigrantes...então eles não querem te ferrar, só querem ter a certeza que você irá conseguir "vencer" em Quebéc!
Agora em março começa uma nova rodada de entrevista! e desde já desejo boa sorte para todos os meus futuros companheiros de jornada!
Bonne Chance!
Au revoir!

Um comentário:

Diário Canadá Brasil disse...

Que bom o seu relato. Gosto de ler pq ajuda a entender melhor toda a entrevista.
Nós tbm fizemos uma pastinha
http://diariocanadabrasil.blogspot.com/2011/02/elaborando-o-dossie.html

Obg pela visita e comentário.
Agora estamos te seguindo.
Diariocanadabrasil.blogspot.com