"O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar."

Willian Jennings Bryan










domingo, 23 de dezembro de 2012

E para morar, como você fez?

Salut pessoas todas,
tudo bem?
Não vou ficar aqui repetindo o que tooooodo imigrante fala quando chega por estas bandas, que não dá tempo para escrever, que é dificil, e blá blá blá! pq tuuuudo isto é verdade e quando vcs chegarem aqui irão entender bem. Só tenho que dar os parabéns para aqueles que conseguem continuar escrevendo com regularidade!
Sei que é importante para quem esta no processo ler os relatos de quem chegou e por isto não quero parar de escrever, porém não prometo postagens constantes, como já deu para perceber!
Sobre a questão: Onde ficar? vou relatar minha experiência...
Do Brasil eu entrei em contato com o Studio Fleurimont  (lugar conhecido por muitos brasileiros) e falei com a Alma que é a gerente!
Na época eu fiz um contrato por 3 meses, sendo necessário pagar ainda do Brasil 2 meses adiantados! Foi o que fiz e como fiquei em um apartamento 2 1/2 e o espaço não é ruim eu renovei o contrato por outros 3 meses e possivelmente irei renovar por outros 3! Então não posso falar que não gostei do lugar, certo? Acredito que o apt. 1 1/2 deva ser muito pequeno e talvez eu não renovasse o contrato, mas um apt. como o meu, até o momento, não tenho do que reclamar!
A Juliana do blog Projeto Supernova contou um pouquinho sobre o Fleurimont neste post e neste outro post.  Esta bem completo e só irei fazer algumas observações:
  • O Fleurimont fica no bairro Rosemont, é um bairro de poucos imigrantes, e nas esquinas passam os onibus que vão tanto para a linha verde do metro (bus 45) como para a linha laranja (bus 197)! Eu acho isto muito bom, pois posso escolher qual metro irei tomar!
  • Em relação a limpeza do lugar eu não tenho do que reclamar! Quando eu cheguei tinha uma pessoa limpando o apartamento e eu tive que esperar umas 3 horas para poder entrar nele! Ela limpou extremamente bem, muito melhor do que se eu mesma tivesse limpado!
  • No inverno acredito não ter problema ficar no primeiro andar do prédio mas no verão ouvi algumas pessoas dizendo para evitar o primeiro andar pois é muito abafado! e Verão aqui é realmente Verããããããooooo! Então tente pegar outro andar!
É isto!
Abraços a todos!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

E o dinheiro, como você fez?


Salut pessoal,

Tudo bem?

Vou falar sobre a questão “grana” para aqueles que estão estudando as possíveis maneiras de trazer o money para cá!

Primeiro eu pensei no Banco HSBC mas não foi possível para mim, depois eu pensei no Banco Desjardins mas tanta gente reclamou deste banco que achei melhor não fazer a transferência através dele( o Desjardins não dá cartão de credito para o imigrante que não tem trabalho de imediato e não conta no seu Histórico de Credito este inicio de Imigração) ! Então fui falar com a gerente do meu Banco e ela me recomendou deixar alguém responsável para enviar o restante do dinheiro através de Remessa para o Exterior! Ela disse que caso a pessoa fale que está “sustentando” a outra pessoa que esta aqui o procedimento de remessa é simples.

Alors, eu trouxe somente o limite imposto pela nossa legislação que diz que caso você saia do país com menos de 10.000 REAIS não é necessário fazer qualquer declaração! Logo no segundo dia que eu cheguei fui abrir minha conta no Scotia Bank daqui de Montreal! Eu disse que iria receber a remessa do exterior e assim a gerente, que alias é brasileira e me ajudou bastante (nome Janaina, telefone aqui em Montreal 514 499 4798) me passou as informações  que a pessoa que deixei como responsável no Brasil irá precisar para fazer a transferência.

Sai do Banco Scotia com meu cartão de débito feito e recebi meu cartão de credito com limite de C$ 1.000,00 dólares uma semana depois através do correio e toda compra que faço já esta sendo contabilizada no meu Histórico de Crédito.

É isto…

Espero que estejam todos bem e parabéns aqueles que receberam finalmente os pedidos de Exames Médicos!

Abraços

sábado, 1 de setembro de 2012

Primeiras impressões...

Salut!
Ça va bien?
Um mês já! uaaauuuu!!!
Vamos aos tópicos:
 
Época de vir:
 
Quando se esta no processo é angustiante não saber quando irá chegar aqui. Não vivemos a vida nem no Brasil e nem no Canadá! Deixamos de fazer planos a longo prazo, não queremos gastar dinheiro com nada, etc.
No meu caso, pelos prazos do Consulado meu Visto deveria sair no máximo em Março/2012, maaaasssssss não foi o que aconteceu e a frustração foi tão grande que eu cansei de "deixar de viver" e assim resolvi tomar as rédeas da minha vida novamente decidindo chegar aqui somente em Agosto, mesmo meu visto saindo antes! Foi a melhor coisa que eu fiz, já que no verão TUDO pára! quer dizer, não tem as aulas, o mercado de trabalho desaquece, pois todos querem aproveitar o Verão e os meses quentes!
Eu sabia que o ano letivo daqui se inicia em setembro  e como eu iria precisar começar logo o frances não dava para ficar alguns meses sem fazer nada esperando tudo voltar a "funcionar". Chegar um mês antes das aulas começarem, além de ser ainda no Verão, foi ótimo já que pude ver os locais que terei que ir, quais ônibus devo pegar, etc! E também a questão de fazer as compras para equipar a casa, como coisas volumosas: jogo de panelas, jogo de cama, varal de chão, tábua de passar roupas, etc e tal! Fiquei imaginando como seria andar com estas coisas de metro e onibus no inverno! Seria muuuuito mais díficil, não impossível, mas se com o verão já é cansativo fazer tudo isto (e deixa o corpo super dolorido) imagino, ou melhor, não quero imaginar como teria sido com a neve lá fora!
 
Estudos:
 
Vou começar na Comission Scolaire na semana que vem! O curso é financiado pelo governo e assim os Residentes Permanentes pagam somente 50 dollares por todo o semestre! Conheci uma pessoa que esta com o Work Permit e ela paga 450 dollares POR MÊS! é uma diferença gritante, e como ela mesma disse, o governo tem que tirar dinheiro de algum lugar para bancar as "facilidades" do Residente Permanente! Lembrando que tem a Francisação Parcial gratuita oferecida pelo Governo e a Francisaçao Integral que além de ser gratuita você é auxiliado com um valor semanal, isto é, você ganha para estudar em tempo pleno! O dinheiro é pouco mas já é alguma coisa! 
Na Comission que irei estudar o calendário das aulas são divididos desta maneira:
  • 04 de setembro a 26 de outubro 2012
  • 29 de outubro a 21 de dezembro 2012
  • 08 de janeiro a 01 de março 2013
  • 05 de março a 03 de maio 2013
  • 07 de maio a 27 de junho 2013
 Então se eu chegasse no meio de outubro teria que esperar até janeiro para entrar em uma turma de Francisação.
 
Algumas constatações:
 -No verão as meninas realmente usam roupas muuuuuuito curtas;
- Os queijos são muuuuuito caros mesmo;
- Tem gente muito louca nas ruas! Onde eu moro tem 2 senhores que ficam pedindo dinheiro na esquina, eles tem problemas mentais e durante o tempo que eu vi ninguem deu nenhum trocado para eles!
Abraços a todos!
 

domingo, 12 de agosto de 2012

Dicas para a Viagem

Salut!!!!!
Tudo bem por aí?
por aqui tudo muito bem...
Deu tudo certo, a viagem teve algumas turbulências, mas cheguei bem!
Aproveitarei para deixar algumas dicas sobre a viagem, coisas que para alguns pode ser bem bobas, mas que talvez para outros ajude de alguma forma.
Para aqueles que irão viajar passando pelos EUA, uma dica muito legal é sobre os cadeados TSA. Eu não sabia da existência deste tipo de cadeado, mas a diferença dele para um qualquer é que quando passa pelos EUA o pessoal da alfândega pode abrir este cadeado e assim não arrombar sua mala para conferir o que há nela! Adorei saber disso e providenciei os cadeados especiais, são deste tipo da imagem, eles tem o losango vermelho e não é muito barato não, no Brasil custa por R$ 35,00, em freeshop custa por vota de U$ 15,00, mas acho que é um bom investimento, tendo em vista que evitará grandes problemas com o pessoal dos EUA.
Outra dica é na sua mala de mão não leve suas coisas de manicure (alicate, acetona, palito de unha, etc e tal) coloque isto tudo nas malas que serão despachadas, pois se estiverem na mala de mãoserão jogadas fora pelo pessoal da imigração!
Na sua mala de mão caso você leve seus shampoos e cremes é necessário coloca- los em plasticos transparentes tipo ziplock, pois se você for parado pela imigração eles podem pedir para você abrir sua necessaire e se não estiver em um saco transparente eles irão jogar fora estes cremes, lembrando que os cremes não podem exceder a 100ml. Uma mulher atras de mim teve que jogar fora os shampoos do baby dela, pois tinham mais do que 100ml.
Evite levar qualquer tipo de comida, pois para evitar contaminações o pessoal da Alfândega também poderá jogar fora. Outra pessoa atras de mim teve que jogar fora uma garrafa de água que recebeu no avião.
Viaje com sapatos confortáveis de preferência os do tipo crocs, não é bonito mas irá facilitar muuuuito sua vida! Principalmente na hora de passar pela imigração dos EUA.
Vou atualizando tudo aos poucos e colocando aqui as dicas, pois realmente é muito corrido quando se chega!
Abraços





terça-feira, 17 de julho de 2012

15 dias countdown

Simmmm....
15 dias restantes para a decolagem...
Falta bem pouco agora...a listinha do "to do" está quase toda finalizada!
Ida para o interior este final de semana para abraçar pessoas queridas e que sentirei imensa falta!

Mistura de todos os sentimentos, bem o tipico - TUDO JUNTO E MISTURADO!!!!!
frio na barriga, ansiedade, vontade de chegar logo, ou que demore só um pouquinho, receio (ou medo)!! as vezes vontade de gritar: PARE TUDO QUE EU QUERO DESCERRRRRR!!!
vamos que vamos....no final dara tudo certo!
Beijooosssssss!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Contagem regressiva...

Olá a todos, tudo ótimo? Aqui tudo muuuuuito bem....
Meu telefone tocou e meu Visto esta na minha mão!!!!!! É uma alegria extrema!
Irei trabalhar somente mais 8 dias (contando os segundos e riscando o calendário) e depois começo minhas preparações para a partida!
Assim, compartilho com vocês as dicas do PASSO A PASSO entrando no Canadá! Aproveitem:
"Passagem pela imigração e alfândega
1) Ainda no avião recebemos um formulário chamado Carte de déclaration de l'ASFC (Agence de Services Frontaliers du Canadá), no qual temos que declarar o que estamos levando para o país.
2) No primeiro aeroporto de desembarque no Canadá, seja em Toronto ou em Montreal, é preciso passar por dois agentes. O primeiro examina o passaporte e o visto. É para ele que você deve entregar o formulário citado acima, que você terá recebido e preenchido no avião.
3) Em seguida é preciso entrar numa sala (com o letreiro imigração) para terminar o processo de imigração junto aos agentes do governo federal. Nesse momento deve-se apresentar o passaporte com o visto de residência permanente e o formulário CRP (Confirmation de Résident Permanent) fornecido pelo consulado junto com o passaporte e o visto. Nesse momento é solicitada a Carte de Résident Permanent (CRP). Dica: coloque toda documentação em uma pastinha de fácil acesso e carregue nas mãos!
Atenção: sem esse formulário (CRP) não é possível realizar os procedimentos de imigração. Guarde-o com cuidado até a sua apresentação no aeroporto! Sem a sua apresentação, que só pode ser realizada numa região de fronteira, a permanência no país é ilegal, uma vez que o visto de entrada é anulado imediatamente e não há possibilidade de solicitar a documentação necessária para morar no país.
4) Para quem chegar no Canadá pelo aeroporto Montreal-Trudeau, ainda dentro do desembarque internacional é possível apresentar-se no escritório da Imigração Québec, onde um agente de integração fornecerá as informações necessárias sobre os principais serviços governamentais e ainda providenciará o “rendez-vous” com o Service Immigration-Québec da sua região de destino. Aqueles que desembarcam no meio da madrugada não terão acesso ao escritório.
Quem desembarcar inicialmente em Toronto chegará em Montreal pelo desembarque doméstico e não terá acesso ao Service Immigration-Québec. Nesse caso, você deverá entrar em contato por telefone com o escritório mais próximo da sua residência para marcar o “rendez-vous”.
5) Somente depois de todo esse procedimento será possível pegar as bagagens. Os agentes da alfândega sempre perguntam se os viajantes estão transportando comida, portanto, no caso de dúvidas sobre os artigos submetidos a restrições (bebidas, tabaco, carnes, frutas etc.), consulte a página do Services Frontaliers du Canada.
Dica: no aeroporto de Toronto os carrinhos de bagagem são pagos, custam 2,00$ cada e também aceitam cartão de crédito. Em Montreal eles são gratuitos. Os carregadores que se oferecem para pegar as malas cobram em torno de 16$ + gorjeta.
PS: como ainda não imigrei, a elaboração desta postagem foi baseada em relatos que li em outros blogs."
Acho q agora fica pouquissímas dúvidas quanto ao Passo a Passo para entrar no Canadá! rs!
Abraços a todos!
ps. Uma amigona que escreveu o texto, o blog dela foi desativado, uma pena!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Buscando Apartamento??? Cuidado!

Olá pessoal, tudo certinho?
Por aqui nenhuma novidade muuuuito grande! mas estou no aguardo...(toca telefone, toca telefone!rs...)
Navegando pelos blogs encontrei um assunto interessante para todos nós futuros imigrantes e mesmo os imigrantes que já estão nas Terras Geladas! Foi no blog Quebecoando a dica sobre se proteger dos "espertos"! no site Protegez-vous.ca (Olha só, os caras tem um site "como se proteger"!).
Fala sobre a busca de apartamento para alugar, principalmente em anúncios de jornais ou mesmo via internet! Temos que tomar muito cuidado, não é porque estamos em um país de primeiro mundo que todos são honestos!
Engraçado que quando eu li o começo do post fui ingênua achando que "nossa, legal conseguir um apartamento mais barato pois o cara que esta alugando irá viajar e ele é religioso" depois que eu li tudo eu entendi ser um "esperto" que diz ter um apartamento para alugar e conta uma boa historia como por exemplo que esta indo viajar e tal e ama o apartamento e não quer ter lucro e só precisa de alguém para cuidar do apartamento durante um tempo e por isto o aluguel é mais barato, e blá blá blá! 
Temos que ter em mente que não importa o local que vamos estar sempre terá as pessoas que querem tirar vantagens dos "ingênuos"! 
Aqui dificilmente eu acreditaria em qualquer coisa fora do padrão, quando é muito barato tem que desconfiar, é a tal história, que do céu só cai chuva, nada mais!
Então atenção pessoal, vale a máxima: Quando a esmola é demais o Santo desconfia!
e só reforçando, como o pessoal do blog Quebecoando diz, nunca fornecer o número do NAS (Numéro d'Assurance Sociale) que é o nosso CPF no Canadá, a não ser para Governo, Banco e Empregador!
Abraços

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dica Exames Médicos

Olá pessoas,
tudo ótimo por aí? Por aqui tudo indo, indo, indo...
Processo caminhando, mas ainda não foi finalizado!Então o jeito é esperar mesmo!
Sobre os Exames Médicos, quero deixar a dica que me salvou quando li no blog do Jhon Bordo Congelado.
Ainda bem que minha memória não é tão péssima, eu lembrava de alguma coisa que dizia não ser necessário agendar a marcação dos exames médicos! Fui "fuçar" e achei! Pois a atendente queria me agendar para um mês depois do que eu gostaria.
Então para os futuros companheiros de barco deixo aqui a dica também, quando você passar pelo médico e for ligar para agendar seus exames e se deparar com as datas lá na frente para algo que você realmente não quer esperar, lembre-se que isto de agendar exames é bobagem! ahaha!pelo menos no Lavoisier
O Consulado do Canadá tem algum tipo de "convênio" com o Lavoisier (estou falando meu caso particular no qual passei pelo Doutor Celso da Av.Angelica aqui em São Paulo, em relação aos outros médicos eu não sei! e o laboratório é o da Av.Angélica também). Então basta você aparecer no Lavoisier, pegar a senha de " Coleta de Exame" e aguardar, eu fui atendida em 2 minutos (mal consegui sentar e já me chamaram)! o que foi ótimo! Não sei porquê as secretarias do doutor Celso não falam nada sobre "não precisar agendar os exames"! Mas olha, tem as preparações para fazer os exames, por exemplo a coleta de urina deve ser ou a primeira da manhã ou ficar 2 horas sem ir ao banheiro! Então é melhor se informar!
Li que os laboratórios a+  também não é necessário agendar os exames.
Abraços

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dicas extremamente úteis: DINHEIRO

Hello!
o mundo virtual é realmente fantástico...como é bom aprender e interagir com tantas pessoas e nem ao menos conhece-las! :-) Valeu galerinha!
Vi este post hoje sobre as opções para levar dinheiro para o Canadá e tive que falar sobre ele aqui.
Foi no site Tensão Pré Montreal e o comentário da Dupla Canadense também é muito bom!
Obrigada pessoas por compartilhar conosco!
Abraços

terça-feira, 8 de maio de 2012

Divagações...

Me perguntaram como anda meu processo! se ja estou com os pedidos médicos, se ja realizei os exames, se tenho data para partir....nesta reta final os sentimentos são tão confusos, tão diversos! Acredito que é quase humanamente impossível nao sentir um certo medo! Tudo bem, talvez medo não, mas um certo receio! Sabe, aquela coisa do desconhecido, do certo pelo duvidoso, etc e tal!
Sim, tenho data para partir...mas estou muito tranquila no momento! creio que no final dará tudo certo!
Este receio, este sentimento, esta coisa...mudança total de vida! é mesmo assustador!
Hoje estou bem instalada, moro sozinha, tenho meu micro cantinho! vivo em paz! e amo onde vivo! Como 90% (ok, eh um chutometro, pois realmente nao tenho os dados) dos brasileiro, não nasci em berço de ouro, não tenho tudo a mão!Nunca tive! Declaração de imposto de renda eu faço no mesmo dia, com meia hora de duração, pois a unica coisa que tenho é uma orquidia que teima em sobreviver mesmo eu esquecendo de regar durante semanas...a única coisa que tenho foi o que meu pai me deixou ja faz 12 anos, qdo sabiamente ele fez um seguro de vida e é com isto que eu me seguro!
Meu pai, a pessoa que eu mais amo no mundo, mesmo não estando fisicamente mais comigo! Ele me deixou tb mtos ensinamentos, lembro quando ele me disse: "em epocas de crise a gente trabalha o dobro pra receber metade!" Hoje li uma reportagem sobre o aumento da taxa de suícidio na Europa devido a crise economica! Acredito que realmente crise é algo raro na Europa, não é como aqui que vivíamos em crises constantes! Quantas já passamos? Quantas moedas tivemos?
E assim eu me questiono...eu terei um emprego regular no Canadá? como irei sobreviver?
Eu olho ao entorno e vejo meus amigos, verdadeiro amigos, que estão contados em uma unica mão! Sei que sentirei muitas saudades, talvez eu nunca mais encontre alguem para preencher o buraco que ficará aqui! Fico imaginando como será no Canadá, será que vou encontrar pessoas tao maravilhosas, tão magnificas que eu poderei contar nos dedos? Isto me dá medo! Como eu farei se nao tiver ninguem por mim? e se eu quebrar um braço ou uma perna, como será?
Lembro da primeira vez que ouvi a frase: "A vida é feita de escolhas"! Então é esta escolha que faço! é isto que eu quero! Talvez eu me arrependa, talvez não! Talvez eu tenha mais tristezas que alegrias, talvez não! e afinal de contas, o que é isto? o que é a vida? Para que viemos, para que estamos aqui? (papo filosofal dmais ¬¬)
Eu escolho este caminho, é o que eu quero traçar! Espero que seja o melhor para mim...espero que eu encontre maiores alegrias que tristeza (apesar destas serem quase inevitáveis)! Eu escolho uma nova vida, uma nova maneira de olhar as coisas, mesmo sabendo que ela não será fácil! Espero que daqui a 5 anos eu possa dizer: " Eu fiz a escolha certa!"
Abraços a todos!

domingo, 8 de abril de 2012

Lista "TO DO"

Depois de muito tempo de espera, agora começa a etapa de organizar a vida...segue lista de coisas para fazer, foi uma amiga que já esta em Montreal que "colecionou" estas dicas, espero que seja útil para muitos, pois para mim vai ser!


Documentos que devem ser levados para o Québec
- Visto de residência canadense;
- CSQ;
- Passaporte;
- Outros documentos de identidade;
- Certidão de nascimento;
- Carteira de motorista válida;
- Dinheiro canadense em espécie ou em cheque de viagem;
- Carteira de vacinação;
- Diplomas, certificados de estudos e outros atestado de escolaridade;
- Histórico escolar;
- Descrição dos cursos e dos estágios realizados
- Documentos relativos ao seu reconhecimento junto a uma ordem ou a uma profissão;
- Atestado de empregos ou de experiência profissional, de estágio de formação ou de aperfeiçoamento ou de atividades de formação contínua;
- Cartas de recomendação de antigo e atual emprego;
- Currículo atualizado.
O que levar nas malas?
a) Itens importantes
- Jogo de roupas de cama e de banho
- Itens de higiene pessoal: shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, produtos para cabelo, pasta de dente etc. (para as primeiras semanas)
- Guarda-chuva e mochila
- Computador portátil e máquina fotográfica
- Adaptador universal para tomada
- Kit manicure (para as meninas) (afiar o alicate)
- Pequenos artigos de cozinha de uso diário
- Anticoncepcional e remédios de primeira necessidade
Não levar muitas roupas, pois lá não custam caro.
b) Aparelhos eletrônicos
O sistema elétrico do Québec (110 V) utiliza uma tomada do tipo "duas facas" e a maioria dos equipamentos do Brasil utiliza uma tomada com dois terminais redondos, portanto eles não encaixam (não me refiro às novas tomadas).
É importante levar do Brasil adaptadores em quantidade suficiente para seus aparelhos, pois os mais baratos no Québec custam 10 $ CAN mais taxas e no Brasil custam bem menos que isso.
Adaptadores são mais baratos na Zellers, no Dollarama e no Dollar Max. O par de adaptadores é vendido por um dólar, ou seja 0,50 $ CAN cada um. Mas se você se sentir mais seguro, leve alguns na sua mala para não correr o risco de não encontrar quando precisar.
Para saber se você pode ligar seu aparelho sem transformador, mas somente com um adaptador, basta prestar atenção na voltagem do mesmo.
Fotos de adaptadores disponíveis no Canadá:
http://idata.over-blog.com/1/09/75/66//ada.jpg
http://idata.over-blog.com/1/09/75/66//ada2.jpg
Tomadas elétricas canadenses:
Há dois tipos de tomadas no Canadá:
- Tipo A (América, 2 terminais fêmea paralelos): I I
http://pvtistes.net/share/img/A_plug.jpg
Esta tomada, sem terra, constituída de dois terminais fêmea paralelos, é o padrão na América do Norte para os aparelhos que não têm necessidade de ligação terra (lâmpadas e pequenos aparelhos). Não é instalada nas construções novas (nas paredes) desde 1965, mais ainda é encontrada nas antigas construções.
- Tipo B (América, 3 terminais fêmea)
http://pvtistes.net/share/img/B_plug.jpg
Esta tomada possui duas fendas retas paralelas e um furo redondo de aterramento. O pino terra dos aparelhos é mais longo que os outros dois pinos, de modo que o aparelho seja ligado à terra antes de receber corrente.

Últimas providências antes de viajar:
- comprar malas (atenção para as especificações da cia. aérea);
- comprar passagens aéreas;
- providenciar apartamento mobiliado para o primeiro mês;
- pedir demissão no trabalho;
- cancelar registro no conselho profissional;
- pegar declarações de experiência de trabalho;
- fazer seguro de saúde para os três primeiros meses;
- decidir como levar suas economias e tomar as providências necessárias para isso;
- trocar dólares canadenses para as primeiras despesas;
- deixar procuração com algum parente para resolver eventuais pendências;
- deixar cópias autenticadas de documentos importantes com familiares;
- cancelar cartões de crédito, plano de saúde, serviço de internet, telefone fixo e celular, luz, água, gás etc.;
- ir a médicos: dentista, oftamologista, ginecologista, clínico geral;
- comprar alguns remédios de primeira necessidade;
- atualizar carteira de vacinação;
- fazer uma segunda armação dos óculos (para quem usa, claro);
- vender ou doar objetos que não serão levados;
- fazer as malas!!!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chegou chegou chegouuuuuuuuu!!!!

Sim meu povo e minha pova! Agora eu já sei a responta! Chegou o tão sonhado, esperado, maravilhoso (maravilhado) COMBO!
Bora para as próximas fases...
Hiper feliz é pouco quando se finaliza algumas angustias!
iupiiiiiiiiiiiii!!!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quando? quando? quandoooooo?

Não aguento mais fazer esta pergunta para mim mesma...
       não aguento mais ficar extremamente emocionada e chorando lendos os posts de quem já esta onde eu quero estar e ficar pensando quando irá chegar a minha vez ...!
Porquê Consulado, porquê não soltam os pedidos de exames de quem já esta nesta há mais de 15 meses?
A sensação é que a porta foi fechada bem na sua frente, bem na sua vez!

Não é justo isto...
      

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas para pessoas morando no exterior

FELIZ 2012 gente bonita!!!
e que ele seja abençoado! :-)
Navegando nos blogs da vida achei este post maravilhoso no Em Terras Estranhas e copio aqui! Isto é para eu ler e reler quando estiver precisando!
Abraços a todos!

"Bart é um escritor vivendo na Coréia do Norte. Diferente de muitos brasileiros que aplicaram para o visto de residência permanente no Canadá, ele não parece ter escolhido um local fixo para viver, mas tem muito a dizer sobre como é morar em outro país e viver longe da família.

Permita-se sentir falta de coisas: comidas, roupas, ser capaz de se comunicar facilmente. Não se permita sentir falta de: pensar pequeno, ficar entediado, sentir-se preso.

Aprenda o idioma, mas não se chateie se for difícil e levar tempo para dominá-lo. Aproveite o período em que você pode se sentar em cafés e restaurantes e não prestar atenção nas conversas fúteis de outras pessoas. É muito mais fácil quando não se entende nada.
Acostume-se com o fato de que os problemas do país não são realmente seus. Você não pode mudá-los, então é mais fácil aceitá-los como são — fora de seu controle. Não se preocupe, é fácil se acostumar com esse sentimento. Na verdade, é reconfortante.
Use muito a Internet e veja ela se tornar até mais maravilhosa do que já é. Com um pouco de improviso, você consegue usufruir de praticamente tudo o que consumia em casa — música, filmes, livros, comidas, roupas. Quase tudo. Onde eu vivo, os estrangeiros falam muito de sentirem falta de um bom abacate. Mas isso dá pra superar.
Se você tiver um telefone, ligue para a sua família toda semana. Isso te ajudará a se sentir normal, e também os impedirá de enviarem emails reclamando da sua ausência.
Conforte-se em saber que uma vez cruzadas as fronteiras do seu país, você já começou a ganhar. Se você conseguir ficar fora durante pelo menos um ano, então existem grande chances de você ficar por aí, mundo afora, indefinidamente. Eu passei minhas primeiras duas décadas nos EUA. Isso equivale a 1/4 de uma vida normal em um mesmo país, o que é mais do que suficiente. A partir do momento em que você coloca a inércia de morar fora em movimento, quanto mais tempo você ficar fora, mais fácil será continuar.
Saiba que a maioria dos lugares no mundo onde você poderia morar por qualquer período possui um aeroporto a aproximadamente um dia de distância. Do aeroporto seria possível chegar em casa em mais um dia. Você pode morar do outro lado do mundo e, se precisar voltar para casa, provavelmente chegará em não mais do que dois dias.
Esqueça o lugar de onde você veio, mas não esqueça das pessoas. Seus amigos não esquecerão de você. Eles irão viver suas vidas sem você, e talvez até guardem algum rancor, mas irão ouvir suas histórias se elas forem boas.
Naqueles dias em que uma coisa simples poderia facilmente ser resolvida se você estivesse em casa, e você se sentir frustrado, e começar a realmente desejar que pudesse voltar para casa — talvez você devesse voltar. Talvez você não pertença ao mundo dessa forma. São as frustrações que mais nos ensinam coisas. Mas se você for muito durão, ou orgulhoso, ou teimoso para isso, então tente se lembrar que todo dia que você vive em um país estrangeiro, você fica melhor nisso. Cada dia que você vive fora, você aprende algo — sobre si próprio, sobre o país em que vive, e sobre como sempre há mais de um jeito de ver as coisas.
Namore com alguém do país em que você está vivendo. Ou não. Não há uma regra sobre isso. Com base na experiência de meus amigos estrangeiros, é algo que tem causado resultados variados. Quase sempre a relação melhora o entendimento do país e a facilidade com o idioma. E também, sem exceções, causa grandes frustrações e problemas. Vá em frente a seu próprio risco.
Invista em amizades duradouras. Viver junto em um local estranho cria uma forte ligação entre as pessoas. O único problema em fazer amigos é que eles, assim como você, também estão apostando no estilo de vida itinerante, e não vai demorar muito para que eles sigam para outro lugar.
Tente manter sua cabeça no lugar. Viver em um outro país pode fazer com que você se esqueça quem realmente é e de onde veio. Talvez essa até tenha sido a sua intenção. Talvez isso seja uma grande parte disso tudo. Mas ninguém jamais escapa completamente de onde veio, nem de quem é, e quando você aceitar isso, poderá se curtir muito mais. É um estilo de vida bom e interessante, se você conseguir mantê-lo sob controle.

How To Survive Living In A Foreign Country
Por Bart Schaneman — ThoughtCatalog.com"