"O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar."

Willian Jennings Bryan










sábado, 1 de setembro de 2012

Primeiras impressões...

Salut!
Ça va bien?
Um mês já! uaaauuuu!!!
Vamos aos tópicos:
 
Época de vir:
 
Quando se esta no processo é angustiante não saber quando irá chegar aqui. Não vivemos a vida nem no Brasil e nem no Canadá! Deixamos de fazer planos a longo prazo, não queremos gastar dinheiro com nada, etc.
No meu caso, pelos prazos do Consulado meu Visto deveria sair no máximo em Março/2012, maaaasssssss não foi o que aconteceu e a frustração foi tão grande que eu cansei de "deixar de viver" e assim resolvi tomar as rédeas da minha vida novamente decidindo chegar aqui somente em Agosto, mesmo meu visto saindo antes! Foi a melhor coisa que eu fiz, já que no verão TUDO pára! quer dizer, não tem as aulas, o mercado de trabalho desaquece, pois todos querem aproveitar o Verão e os meses quentes!
Eu sabia que o ano letivo daqui se inicia em setembro  e como eu iria precisar começar logo o frances não dava para ficar alguns meses sem fazer nada esperando tudo voltar a "funcionar". Chegar um mês antes das aulas começarem, além de ser ainda no Verão, foi ótimo já que pude ver os locais que terei que ir, quais ônibus devo pegar, etc! E também a questão de fazer as compras para equipar a casa, como coisas volumosas: jogo de panelas, jogo de cama, varal de chão, tábua de passar roupas, etc e tal! Fiquei imaginando como seria andar com estas coisas de metro e onibus no inverno! Seria muuuuito mais díficil, não impossível, mas se com o verão já é cansativo fazer tudo isto (e deixa o corpo super dolorido) imagino, ou melhor, não quero imaginar como teria sido com a neve lá fora!
 
Estudos:
 
Vou começar na Comission Scolaire na semana que vem! O curso é financiado pelo governo e assim os Residentes Permanentes pagam somente 50 dollares por todo o semestre! Conheci uma pessoa que esta com o Work Permit e ela paga 450 dollares POR MÊS! é uma diferença gritante, e como ela mesma disse, o governo tem que tirar dinheiro de algum lugar para bancar as "facilidades" do Residente Permanente! Lembrando que tem a Francisação Parcial gratuita oferecida pelo Governo e a Francisaçao Integral que além de ser gratuita você é auxiliado com um valor semanal, isto é, você ganha para estudar em tempo pleno! O dinheiro é pouco mas já é alguma coisa! 
Na Comission que irei estudar o calendário das aulas são divididos desta maneira:
  • 04 de setembro a 26 de outubro 2012
  • 29 de outubro a 21 de dezembro 2012
  • 08 de janeiro a 01 de março 2013
  • 05 de março a 03 de maio 2013
  • 07 de maio a 27 de junho 2013
 Então se eu chegasse no meio de outubro teria que esperar até janeiro para entrar em uma turma de Francisação.
 
Algumas constatações:
 -No verão as meninas realmente usam roupas muuuuuuito curtas;
- Os queijos são muuuuuito caros mesmo;
- Tem gente muito louca nas ruas! Onde eu moro tem 2 senhores que ficam pedindo dinheiro na esquina, eles tem problemas mentais e durante o tempo que eu vi ninguem deu nenhum trocado para eles!
Abraços a todos!
 

7 comentários:

Pati e Temps disse...

Bem que eu tentei me programar para chegar no verão... mas o consulado não me ajudou! e esperar 1 ano não espero por nada!!!!!! rsrsrsrs


Vai ser minha segunda "mudança" para o Canadá, a segunda no inverno... se eu sobrevivi uma vez, acho que sobrevivo de novo! rsrsrs

Beijos

Marcio Andrade disse...

Ola, tudo bem !! eu gostaria de saber qual é a diferença da commission scolaire e francisation ? Quais as vantagens de fazer a commmision scolaire ?
E por sinal, seus comentarios são ótimos e boa sorte ai.

Marcio

marcio andrade disse...

Ola, tudo bem !!
Quais as diferenças e vantagens entre commision scolaire e francisation ?

E boa sorte !!!

Marcio.

Lidia disse...

Olá!
Que bom que você voltou a escrever!! Quando as pessoas chegam aí elas geralmente demoram mais para atualizar o blog ou largam de mão mesmo... Hehehe... Mas para quem ainda está aqui, sofrendo, esperando o visto que não sai nunca, esses relatos dos recém-chegados são TÃO importantes...
Beijos e boa sorte na nova vida!
Lidia.

vidanovavilleduquebec disse...

Oi Márcio,
Na verdade vou dizer o que ouço sobre a Comission e a Francisação, pois ainda não tenho como comparar tendo em vista que ainda não fiz nenhuma das duas! O que dizem é que a Francisação é mais fraquinha, tem 3 niveis somente e vc precisa ter sorte para cair em uma turma q o professor é bom! A Comission cada uma tem um jeito proprio, vi Comission que tem 9 niveis, a que vou fazer tem 6 niveis, etc! E pelo que dizem são boas! Mas tenho uma amiga que esta na Cidade de Quebec (e não em Motreal) e esta adorando a francisação! Então...também é bem pessoal estas questões!

Diário Canadá Brasil disse...

Rapaz o tempo passa rápido mesmo né. Puxa, nao sabia q queijo era caro por aí, snif...

Sucesso gente!

I know my children. disse...

Olá! Meu nome eh Márcia e li todos os seus posts, mas não vi o seu nome em lugar nenhum. Achei legal o jeito que conta a sua história de imigrante. Estou curiosa e torcendo para que vc seja super feliz aí. Eu também sou imigrante. Me mudei com minha família, para a Nova Zelandia em 2008. Só que chegamos sem visto e sem plano b. Entendo bem os seus motivos, para sair do Brasil e acho que não ira se arrepender. Boa sorte!