"O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar."

Willian Jennings Bryan










sábado, 1 de setembro de 2012

Primeiras impressões...

Salut!
Ça va bien?
Um mês já! uaaauuuu!!!
Vamos aos tópicos:
 
Época de vir:
 
Quando se esta no processo é angustiante não saber quando irá chegar aqui. Não vivemos a vida nem no Brasil e nem no Canadá! Deixamos de fazer planos a longo prazo, não queremos gastar dinheiro com nada, etc.
No meu caso, pelos prazos do Consulado meu Visto deveria sair no máximo em Março/2012, maaaasssssss não foi o que aconteceu e a frustração foi tão grande que eu cansei de "deixar de viver" e assim resolvi tomar as rédeas da minha vida novamente decidindo chegar aqui somente em Agosto, mesmo meu visto saindo antes! Foi a melhor coisa que eu fiz, já que no verão TUDO pára! quer dizer, não tem as aulas, o mercado de trabalho desaquece, pois todos querem aproveitar o Verão e os meses quentes!
Eu sabia que o ano letivo daqui se inicia em setembro  e como eu iria precisar começar logo o frances não dava para ficar alguns meses sem fazer nada esperando tudo voltar a "funcionar". Chegar um mês antes das aulas começarem, além de ser ainda no Verão, foi ótimo já que pude ver os locais que terei que ir, quais ônibus devo pegar, etc! E também a questão de fazer as compras para equipar a casa, como coisas volumosas: jogo de panelas, jogo de cama, varal de chão, tábua de passar roupas, etc e tal! Fiquei imaginando como seria andar com estas coisas de metro e onibus no inverno! Seria muuuuito mais díficil, não impossível, mas se com o verão já é cansativo fazer tudo isto (e deixa o corpo super dolorido) imagino, ou melhor, não quero imaginar como teria sido com a neve lá fora!
 
Estudos:
 
Vou começar na Comission Scolaire na semana que vem! O curso é financiado pelo governo e assim os Residentes Permanentes pagam somente 50 dollares por todo o semestre! Conheci uma pessoa que esta com o Work Permit e ela paga 450 dollares POR MÊS! é uma diferença gritante, e como ela mesma disse, o governo tem que tirar dinheiro de algum lugar para bancar as "facilidades" do Residente Permanente! Lembrando que tem a Francisação Parcial gratuita oferecida pelo Governo e a Francisaçao Integral que além de ser gratuita você é auxiliado com um valor semanal, isto é, você ganha para estudar em tempo pleno! O dinheiro é pouco mas já é alguma coisa! 
Na Comission que irei estudar o calendário das aulas são divididos desta maneira:
  • 04 de setembro a 26 de outubro 2012
  • 29 de outubro a 21 de dezembro 2012
  • 08 de janeiro a 01 de março 2013
  • 05 de março a 03 de maio 2013
  • 07 de maio a 27 de junho 2013
 Então se eu chegasse no meio de outubro teria que esperar até janeiro para entrar em uma turma de Francisação.
 
Algumas constatações:
 -No verão as meninas realmente usam roupas muuuuuuito curtas;
- Os queijos são muuuuuito caros mesmo;
- Tem gente muito louca nas ruas! Onde eu moro tem 2 senhores que ficam pedindo dinheiro na esquina, eles tem problemas mentais e durante o tempo que eu vi ninguem deu nenhum trocado para eles!
Abraços a todos!